24 de Novembro de 1968: Começou a maratona Londres-Sydney

O mais longo rali de sempre começou às 14 horas do dia 24 de Novembro de 1968 em Londres, no circuito de Crystal Palace, e terminou a 17 de Dezembro em Warwick Farm, nos arredores de Sydney, na Austrália. Na primeira parte, os concorrentes passaram por França, Itália, Sérvia, Turquia, Arménia, Iraque, Afeganistão e Índia. A caravana embarcou em Bombaim para Perth, na Austrália, onde tiveram início 20 etapas, disputadas entre 12 e 17 de Dezembro.

A maratona foi uma ideia de Sir Max Aitken, proprietário do jornal "Daily Express". Alinharam à partida 98 concorrentes, dos quais 55 terminaram classificados. Foi uma proeza notável, porque, por maiores que fossem os apoios na época, a logística necessária para apoiar os concorrentes numa distância tão longa era sempre difícil e cada um estava entregue a si próprio.

O Ford Cortina Lotus da equipa liderada por Roger Clark começou por liderar e, apesar de ter perdido muito terreno no Afeganistão, chegou a Bombaim à frente do Ford Taunos de Simo Lampinen e do Citroën DS de Lucien Bianchi.

Mas tudo se decidiu na Austrália. Roger Clark teve problemas de motor e tardou em receber o material para a reparação, ficando longe dos primeiros lugares com uma rotura do diferencial. Simo Lampinen/Gilber Staepelaere (Ford Taunus) herdaram o comando, mas foram obrigados a desistir. Andrew Cowan/Coyle Brian (Hilman Hunter) chegaram então ao primeiro lugar, que mantiveram apesar dos esforços de Paddy Hopkirk/Tony Nash (BMC 1.8 Mk2). Os australianos Ian Vaughan/R.H. Fosyth (Ford Falcon GT) garantiram o terceiro lugar.




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